Crescer sem limites...

O Projecto "Crescer sem limites..." está a ser desenvolvido na Biblioteca da EB1/JI do Monte de Caparica N.º1, que pertence ao Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica. Abrange todas as Crianças do Jardim de Infância e as da EB1. A nossa Biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano de 2000.

Nome:
Localização: Costa Caparica, Portugal

Professora do 1.º Ciclo

domingo, julho 01, 2007

Relatório Final da Biblioteca

RELATÓRIO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA
EB1/JI MONTE DA CAPARICA N.º1
ANO LECTIVO 2006/2007

A Biblioteca Escolar EB1/JI do Monte da Caparica n.º1 presta um serviço de livre acesso e de empréstimo para todas as crianças da Escola e do Jardim de Infância.
É neste espaço, um lugar onde a imaginação voa e os sonhos se tornam reais, que as crianças são transportadas para o mundo da leitura e da escrita através da animação de histórias, do reconto e da invenção de outras, da ilustração e da dramatização.
É aqui que os docentes e alunos se deixam envolver pelas emoções e as deixam transparecer. O envolvimento de todos os participantes transporta-nos para reinos de magia onde todos são tocados e aprendem como a partilha de sentimentos é importante para o crescimento em harmonia e para o desenvolvimento da verdadeira cidadania.
Tudo isto se revela de uma riqueza incalculável pois encontram-se respostas para muitas das perguntas e descobrem-se nas personagens das histórias, com conflitos, mistérios e interrogações, as soluções para ultrapassar os obstáculos, aprendendo a lutar pelo que é justo e leal, contornando os problemas e enfrentando com firmeza os entraves que a vida nos coloca, caminhando com segurança rumo ao futuro. Nas personagens das histórias inventadas pelas crianças, elas projectam os seus medos, ansiedades e emoções e, através do diálogo aberto entre todos, conseguem vislumbrar as respostas que sozinhas não eram capazes de encontrar. Isto leva-as a estreitar laços e a perceberem que é em conjunto, unindo e partilhando tudo o que faz parte de cada um de nós de uma forma franca e aberta, que podemos e conseguimos crescer mais saudáveis de espírito.
Este projecto tem 4 pontos essenciais:
- Todas as turmas se deslocam semanalmente, uma hora, à biblioteca escolar, acompanhada pelo respectivo professor, que participa das actividades, segundo um horário estabelecido.
- As actividades são programadas de acordo com os anos de escolaridade , os temas tratados nas aulas, e os objectivos do Projecto Educativo do
Agrupamento: “Musicalidades”.
- Os livros podem ser requisitados diariamente, mas sê-lo-ão, preferencialmente, na hora semanal de biblioteca de cada turma, à responsabilidade do seu professor.
- Pretendeu-se dar ênfase à utilização das novas tecnologias, permitindo às crianças a livre expressão e utilização das mesmas na realização e exposição dos seus trabalhos (quer na página da escola, quer nos blogues de cada turma).
A Biblioteca está apetrechada para que os diversos grupos etários encontrem os documentos adequados à sua procura e necessidade.

1 - São objectivos desta Biblioteca:
Fomentar os processos de transformação pessoal, social e cultural, através da difusão das novas tecnoilogias de informação e comunicação, nomeadamente no acesso à Internet, da disponibilização de informações relevantese da prestação de serviços com conveniência e qualidade para toda a comunidade escolar;
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do ensino, do acesso à cultura e ao conhecimento, bem como da construção de competências e desempenhos nas várias áreas de formação pessoal e social.
Criar serviços interactivos e novos canais de comunicação para estimular a leitura, atrair novos públicos e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos actuais utilizadores.
Gerir o acervo da EB1/JI Monte da Caparica n.º1.
Promover o Livro, a Leitura e o acesso à informação e ao conhecimento.
Difundir o acesso à informação.
Melhorar o serviço prestado.
Dinamizar a comunidade profissional, tornando-a mais participativa e cooperante nas diversas actividades.

2 – Descrição das actividades desenvolvidas:
Dinamização dos principais momentos da Biblioteca que os nossos alunos já não dispensam:
A “Hora do Conto”, onde são contadas histórias aos alunos e a hora das “Nossas Histórias”que, para além de serem recreativas, instrutivas, educativas e afectivas, alargam horizontes, estimulam a criatividade, criam hábitos, despertam emoções, valorizam sentimentos e permitem a partilha de experiências, estimulam a socialização, desenvolvendo a atenção e a disciplina.
Durante esta actividade os alunos são capazes de:
Desenvolver a capacidade de comunicação oral;
Imaginar novos desenlaces para as histórias;
Regular a participação nas diferentes situações comunicativas (aguardar a vez de falar, ouvir e respeitar a fala dos outros);
Desenvolver as suas capacidades cognitivas, socio-afectivas e motoras.
Conseguimos ainda que a criança viajasse ao mundo da fantasia e do real, com as explorações das histórias e, ao mesmo tempo, desenvolveram muitas das competências e desempenhos programados, cultivando a imaginação e consolidando hábitos de leitura.
A “Hora do Vídeo” - com filmes infantis que conseguiram criar um ambiente de encantamento, surpresa e emoção, onde o enredo e personagens ganharam vida e onde as crianças puderam manifestar os seus interesses nrevelados ou inconscientes e conseguiram descobrir soluções que amenizaram as suas tensões e ansiedades.
O visionamento de filmes permitiu a todos os slunos aprenderem a :
Escutar;
Distinguir palavras e expressões utilizadas;
Comunicar sobre as diversas situações vividas pelas personagens da história;
Relacionar vivências familiares com as apresentadas;
Dialogar sobre filmes, comparando experiências, de forma a chegar a conclusões positivas;
Conseguir compartilhar comportamentos;
Investigar;
Aumentar a preserverança.
Todos os alunos foram capazes de regular o seu comportamento, pensando antes de agir e o seu sentido de autonomia mostrou-se mais evidente.
A “Hora do Computador” onde os alunos:
Trabalharam com CD-Rom's interactivos;
Pesquisaram informação na Internet – os mais pequeninos foram a sites infantis;
Desenvolveram aprendizagens na área verbal e escrita;
Desenvolveram competências como utilizadores de aplicações de sistemas operativos.
É evidente o prazer e audácia que os alunos demosntraram no uso das novas tecnologias.
Também os alunos com necessidades educativas especiais se mostraram, ao longo deste ano, mais autónomas e continuaram a revelar muita alegria e gosto por este tipo de actividades. Todos eles participaram nas actividades da Biblioteca alguns com ligeiras adaptações, dadas as suas características. Gostaram especialmente de jogar e pesquisar na Internet.
Abrimos a todos os alunos as portas para o mundo, com a utilização da WWW da mesma forma que o fazem com os livros.
Aos utilizadores foram dados sites úteis para acederem às fontes de informação, assim como motores de busca, com o objectivo de pesquisarem informação necessária, jogarem, procurarem utilidades. Os mais velhos aprenderam a criar o seu E-Mail pessoal de forma a poderem comunicar de forma mais global com o mundo em seu redor.
Os docentes cooperaram nas tarefas e os alunos alcançaram níveis mais altos de conhecimentos básicos e descobriram soluções para muitos dos seus problermas.
Os pequeninos do Jardim de Infância desenharam e pintaram no programa Paint, assim como exploraram jogos adequados à sua faixa etária.
Continuação da dinamização do Centro de Recursos/Biblioteca Escolar, em especial com o desenvolvimento do projecto “Crescer, Criar & Intervir”, destinado a desenvolver competências na área da Língua Portuguesa e ao desenvolvimento e promoção da utilização regular das TIC, independentemente da formação dos docentes nesse campo.
O projecto “Quero Escrever” (Jornal Escolar), inicialmente previsto para fazer parte também da página web da escola, não foi passível de ser incrementado devido a impedimentos de vária ordem.

Trabalho directo com os alunos:
Todas as turmas se deslocam à Bi8blioteca semanalmente, acompanhados pelo respectivo professor titular da turma e de acordo com o horário estabelecido;
A Biblioteca funciona das 8h30m às 15h00m, com Regulamento próprio; está encerrada durante o período de almoço, das 12h00m às 13h00m.
No período semanal destinado a cada turma deswenvolvem-se actividades de animação da leitura e escrita, e outras no quadro do plano de actividades, acordado com as turmas e aprovado pelos docentes.
As actividades de pesquisa que se prendem com o projecto curricular de cada turma e também as de inciativa da biblioteca têm continuidade em momentos que se desenrolam na sala de aula, de acordo com a programação de cada professor.
Na Biblioteca as crianças têm acesso à Internet, a CD Rom's, à visualização de filmes (em VHS e DVD's), elaboram trabalhos, manipulam jogos de computador e adquirem e desenvolvem competências na manipulação de programas básicos.
Além das práticas de animação de leitura, é praticado o empréstimo para as turmas, devidamente organizado e supervisionado pelo professor, como é referido no regulamento da Biblioteca.
Calendarização
A calendarização é feita mensalmente de acordo com os projectos curriculares de turma e do projecto do Agrupamento., respeitando o horário de cada sala, quer do 1.ºCiclo, quer do Jardim de Infância.

3 – Aquisição de materiais/ Actualização do inventário
Durante o presente ano lectivo foram adquiridos pela escola os livros que constaram do progrma nacional de leitura, tendo os mesmos passado a fazer parte da listagem global da biblioteca que consta no programa PorBase.

4 – Balanço/Avaliação
Foi feita uma avaliação, através de inquérito, aos alunos do 3.º e 4.º anos da escola, do que podemos concluir o seguinte:
A maioria destes alunos (cerca de 87%) gosta da sala da biblioteca e considera que as actividades realizadas foram do seu interesse;
Os recursos existentes são muito satisfatórios para um universo de cerca de 74% destes alunos. No entanto, gostariam de ter mais recursos como:
Livros sobre: o futuro, História, o corpo Humano, animais e a natureza, histórias de encantar, Banda desenhada, romances,assim como referiram alguns autores preferenciais ( Sofis de mello Breyner, Gerónimo Stilton)
Filmes sobre : o futuro, o corpo humano, historia de portugal, plantas, open season, crónicas de narnia, acção.
CD Áudio sobre: floribela, D'Zrt, The Weasel, shakira, Michael jackson, Kisomba, românticos.
CD-Rom sobre: história, jogos, educação, corpo humano, fotografias, aprendilândia.
A grande maioria (60%) acredita que a biblioteca foi muito importante para o seu desenvolvimento.
As crianças deram ainda sugestões e teceram os seguintes comentários sobre este espaço:
- Gosto estar na biblioteca;
- Maior utilização da Internet.
- Aumento do tempo semanal de cada turma.
- Jogar mais vezes.

Os mais pequenos, através das suas palavras e gestos, fizeram-nos saber também que gostaram bastante de tudo o que aqui fizeram e que gostavam de ter mais tempo e desenvolver mais actividades.
A avaliação foi feita ao longo deste relatório. No entanto, coloco aqui alguns dos constrangimentos que considero importantes:
Uma grande parte das actividades inicialmente previstas não foram realizadas devido à minha ausência prolongada por motivo de doença, o que não permitiu o desenrolar de um forma continuada e progressiva muitas das aprendizagens que pretendia.
Uma parte dos professores, embora tenham manifestado o seu agrado pelo facto de verem os trabalhos dos seus alunos expostos na página da escola, não aderiram à ideia da criação de um blog de cada turma onde mais e melhor poderiam desenvolver e expor as actividades dos seus alunos.

5 – Conclusões:
Gostávamos de ter conseguido:
Cativar todos para o sabor e prazer da leitura, o gosto pela pesquisa, a alegria da verdade, o prazer da solidariedade, o bem estar e o civismo.
Cativar todos para o sonho, esse que nos leva a mover montanhas para o alcançar.

Conseguimos:
Cativar alguns para o sabor e prazer da leitura, o gosto pela pesquisa, a alegria da verdade, o prazer da solidariedade, o bem estar e o civismo.
Cativar alguns para o sonho....
Esperamos chegar mais longe mas, só por isto, achamos que vale a pena continuar.

Monte da Caparica, 1 de Julho de 2007

Maria Luísa Marques Calvário