Crescer sem limites...

O Projecto "Crescer sem limites..." está a ser desenvolvido na Biblioteca da EB1/JI do Monte de Caparica N.º1, que pertence ao Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica. Abrange todas as Crianças do Jardim de Infância e as da EB1. A nossa Biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano de 2000.

Nome:
Localização: Costa Caparica, Portugal

Professora do 1.º Ciclo

sexta-feira, junho 30, 2006

A "HORA DO COMPUTADOR"...




A "Hora do Computador" que permitiu a todos os alunos:


1. Trabalhar com o Cd-Rom interactivos;


2. Pesquisar informação na Internet – os mais pequeninos foram a sites infantis o que permitiu a todos os alunos aprender a pesquisar informação na Internet.


3. Desenvolver aprendizagens na área verbal;


4. Desenvolver aprendizagens de manipulação de sistemas informáticos.



É evidente o prazer, confiança e audácia que os alunos demonstraram no uso das novas Tecnologias.


Também os alunos com necessidades educativas especiais mostraram, ao longo deste ano, mais autonomia e continuam a revelar muita alegria e gosto por este tipo de actividades. Todos eles participaram nas actividades de Biblioteca alguns com ligeiras adaptações, dadas as suas características Gostaram especialmente de jogar e pesquisar lengalengas.



Abrimos, a todos os alunos da nossa Unidade, as portas do mundo com as novas possibilidades e facilidades permitidas pela Internet.


Os nossos pequeninos utilizadores procuraram a informação útil na W.W.W. da mesma forma que o fazem com os livros.



Aos utilizadores foram dados "sites" úteis para acederem às fontes de informação com o objectivo de pesquisarem informação necessária, jogarem, procurarem utilidades...
Foi permitido um acesso "híbrido" à informação, ou seja, combinar fontes electrónicas e impressas. Os docentes cooperaram nas tarefas e os alunos alcançaram níveis mais altos de conhecimentos básicos e descobriram soluções para muitos dos seus problemas.



Os pequeninos do Jardim-de-infância desenharam no programa Paint e exploraram jogos.