Crescer sem limites...

O Projecto "Crescer sem limites..." está a ser desenvolvido na Biblioteca da EB1/JI do Monte de Caparica N.º1, que pertence ao Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica. Abrange todas as Crianças do Jardim de Infância e as da EB1. A nossa Biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano de 2000.

Nome:
Localização: Costa Caparica, Portugal

Professora do 1.º Ciclo

sexta-feira, junho 30, 2006

Aqui na Biblioteca...


É na Biblioteca, um lugar onde o sonho e o maravilhoso se tornam reais, que as nossas crianças são transportadas para o mundo da leitura através da animação de histórias com leitura dramatizada. É aqui que docentes e alunos se deixam envolver pelas emoções, deixando-as transparecer – tristeza, raiva, irritação, bem-estar, medo, alegria, amor, insegurança…



O envolvimento de todos os participantes leva-nos para um mundo de magia onde, “por dentro” e “por fora”, todos são tocados e aprendem como a partilha de sentimentos é importante para uma verdadeira cidadania.



Isto envolve um prazer incalculável pois encontram-se respostas para muitas das perguntas, descobrindo-se nas personagens das histórias, cheias de conflitos e enigmas, as soluções para enfrentar os obstáculos aprendendo a lutar, resistir, contornar os problemas e enfrentar com firmeza os entraves, caminhando a passos seguros para o futuro.



Os nossos três pontos essenciais:


- Todas as turmas se deslocam semanalmente, uma hora, à BE/CRE acompanhadas pelo respectivo professor, segundo um horário acordado.


- As actividades são programadas de acordo com o ano de escolaridade, os temas tratados aula, os objectivos dos Projectos Curricular de Turma e Educativo de Escola: “Ambiente @ escola.org”.


- A requisição de livros é feita diariamente.