Crescer sem limites...

O Projecto "Crescer sem limites..." está a ser desenvolvido na Biblioteca da EB1/JI do Monte de Caparica N.º1, que pertence ao Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica. Abrange todas as Crianças do Jardim de Infância e as da EB1. A nossa Biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano de 2000.

Nome:
Localização: Costa Caparica, Portugal

Professora do 1.º Ciclo

sábado, fevereiro 04, 2006

A história do nosso espaço...


Durante o ano lectivo de 1998/99 iniciou-se a actividade da Biblioteca Escolar com a implementação do Projecto: "Crescer sem limites..."



A sua finalidade era uma animação de apoio à leitura, pretendendo-se assim garantir a todas as crianças um melhor desenvolvimento do seu processo educativo.
Este foi o primeiro ano na consolidação deste projecto.



O projecto teve continuidade nos anos seguintes e foram várias as iniciativas e as dinâmicas da biblioteca que aspiravam o objectivo de ajudar a formar crianças leitoras.



No ano seguinte,1999/2000, concorremos ao Programa de Rede de Bibliotecas Escolares a nível Nacional, tendo a nossa escola sido uma das seleccionadas.
Com o apoio financeiro prestado foi possível adquirir vários equipamentos: livros, Cd’s, Puff’s, computador...



A Biblioteca passou a funcionar numa sala mais ampla, arejada e cheia de luz que tinha sido disponibilizada para o T.E.P – Tempo de Escolaridade Prolongado.



No ano 2000/2001 passámos a integrar a Rede Concelhia de Bibliotecas.
A Câmara Municipal de Almada realizou as obras de melhoramento na sala, forneceu o mobiliário, mais equipamentos e acervo adquirido com base na proposta da escola.







Hoje, em 2002/2003, neste espaço existem:



- Livros infantis e outros - para ler, pesquisar e informar;
- Televisor e DVD - para visionamento de vídeos e DVD's;
- CD’s de música que são o encanto das crianças;
- Um espaço para a hora do conto - colorido e atractivo;
- Computadores para jogar, consultar CD-ROM ou DVD's, fazer trabalhos ou escrever cartas aos amigos, enviar mail’s, fazer pesquisas na Internet e construírem e enriquecerem a página da nossa Escola.



Procurou-se articular as dinâmicas já iniciadas com novas experiências pedagógicas, produto da formação adquirida nesta área.



A dinâmica da nossa Biblioteca passa por três pontos que consideramos essenciais e que a seguir se descrevem:


- Todas as turmas se deslocam semanalmente, uma hora, à BE/CRE acompanhados pelo respectivo professor titular da turma, de acordo com um horário acordado previamente.



- As actividades desenvolvidas são programadas de acordo com o ano de escolaridade, com os temas tratados na sala de aula e ainda com os objectivos do Projecto Curricular de Turma e o Projecto Educativo de Escola.



- A requisição de livros é feita diariamente. Cada criança possui um cartão de "Amigo da Biblioteca".



A Biblioteca, também espaço lúdico e cultural, teria outro dinamismo e talvez ainda melhores resultados se, para além do horário em vigor, estivesse aberta durante os períodos de recreio da escola. No entanto, este horário de funcionamento não pôde ser posto em prática por falta de recursos humanos.




Todo o nosso acervo reflecte a inocência e a imaginação próprias das crianças. As crianças identificam-se com os livros recheados de ilustrações fantásticas, maravilhosas e muito imaginativas que os ajudam numa caminhada que queremos amparada, segura, sem hesitações.



É nosso desejo construir uma Biblioteca viva e actuante, um local que "marque" as nossas crianças de uma forma lúdica e positiva, o alicerce, a pedra de toque de umas crianças fantásticas, amantes de saber, no fundo uma biblioteca viva actuante e capaz de cativar todos para o encanto da leitura.



Tentamos cativá-los através da animação de uma história que passa sempre pela leitura dramatizada de um livro. Consideramos que este é o momento mágico, onde todos os envolvidos, professores e alunos, sentem emoções importantes, fundamentais e estruturantes: tristeza, raiva, irritação, bem-estar, medo, alegria, insegurança… Todos se envolvem: emocionam-se, criam, recriam, recordam, vivem as histórias por "dentro" e por "fora"!´



Esta actividade envolve um prazer incalculável a todas as crianças pois que aqui encontram respostas para muitas das suas perguntas, descobrem que as personagens das histórias, cheias de conflitos e enigmas, arranjam soluções para enfrentarem os obstáculos e… “ela”, a criança, aprende a lutar, a resistir, contornar obstáculos e enfrentar com firmeza todos os entraves que lhe cortam o caminho caminhando com passos seguros para o futuro.

8 Comments:

Blogger Haiku said...

Aqui vai o prometido:
http://www.w3schools.com/html/html_examples.asp
Estão aqui o "truques" para modificar a apresentação, por exemplo, dos "posts".
Convém sempre copiares o original para um documento do Word e guardares; entretanto vais fazendo as experiências no Blog e se não der resultado, tens sempre o original guardado para o poderes "colar" no local certo!!!
Beijinhos e continua :-)))

11:06 da manhã  
Blogger Crescer Sem Limites said...

Como não haveria eu de continuar, se tenho a AMIGA, a Professora... sempre ao meu lado...???
Obrigada pela paciência, pela amizade, pelo carinho...
“De repente, me deu vontade de um abraço… uma vontade de entrelaço, de proximidade… de amizade, sei lá…
Talvez um aconchego que enfatize a vida e amenize as dores…
Deu vontade de poder rever saudade de um abraço.
Só sei que me deu vontade desse abraço…” Vinicius de Morais

5:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto de estar na biblioteca, porque nós aprendemos muitas coisas com a professora Fernanda. Nós jogamos jogos no computador, ouvimos histórias criativas e interessantes.
Este é um lugar que todos os alunos gostam. Beijinhos da Dayane

12:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto muito de vir à biblioteca para ouvir histórias e aprender a trabalhar no computador.
Do aluno amigo
Wiliam

2:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A bibloteca é muito dirvetida, nós jogamas e ouvimos muitas historias. A professora Fernada é muito simpática .
Valter Filipe Boaventura Lopes

4:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Assim até eu quero voltar a ser criança!Realmente "no meu tempo" de escola, não havia estes atractivos ludicos,pelo menos a nivel de escola.O espaço ludico que mais me recordo desses tempos, era o parque infantil do alvito,que na época dispunha de uma biblioteca muito agradavel;mas confesso que até nem era pelos livros que adorava lá ir,mas sim pela olaria(também dispunha de um espaço para olaria e outro para pintura,para além da biblioteca)A paixão pelas letrinhas veio muito mais tarde...
Já agora por falar neste espaço lindo da escola,as actividades dos pais anda meio paradita...ao tempo que não se pede nada,tipo bruxinhas,borboletinhas...sei lá,algo para voltarmos a testar a nossa criatividade de pais.
Beijokasss grandes.
G0lden

12:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As mensagens dos alunos são comoventes e muito afectivas. Pelos vistos também os Pais estão satisfeitos. Continuem.
Teresa Baptista

12:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

2:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home