Crescer sem limites...

O Projecto "Crescer sem limites..." está a ser desenvolvido na Biblioteca da EB1/JI do Monte de Caparica N.º1, que pertence ao Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica. Abrange todas as Crianças do Jardim de Infância e as da EB1. A nossa Biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano de 2000.

Nome:
Localização: Costa Caparica, Portugal

Professora do 1.º Ciclo

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Em Fevereiro...

Rosa Lobato Faria é poetisa, romancista, argumentista, cronista, actriz de teatro, cinema e televisão. É ainda autora de letras de canções e fados.
Foi esta a autora que elegemos para o mês de Fevereiro com a história: “As quatro portas do Céu”.

As quatro estações do ano são descritas, por Rosa Lobato Faria, de uma forma simples, cheia de encanto e de criatividade nesta história.


Depois, para o 1.º Ano de Escolaridade e para o Jardim de Infantil uma nova hstória: “O novo computador da Bruxa Mimi”, pensando já no Carnaval que aí vem.

sábado, fevereiro 04, 2006

A história do nosso espaço...


Durante o ano lectivo de 1998/99 iniciou-se a actividade da Biblioteca Escolar com a implementação do Projecto: "Crescer sem limites..."



A sua finalidade era uma animação de apoio à leitura, pretendendo-se assim garantir a todas as crianças um melhor desenvolvimento do seu processo educativo.
Este foi o primeiro ano na consolidação deste projecto.



O projecto teve continuidade nos anos seguintes e foram várias as iniciativas e as dinâmicas da biblioteca que aspiravam o objectivo de ajudar a formar crianças leitoras.



No ano seguinte,1999/2000, concorremos ao Programa de Rede de Bibliotecas Escolares a nível Nacional, tendo a nossa escola sido uma das seleccionadas.
Com o apoio financeiro prestado foi possível adquirir vários equipamentos: livros, Cd’s, Puff’s, computador...



A Biblioteca passou a funcionar numa sala mais ampla, arejada e cheia de luz que tinha sido disponibilizada para o T.E.P – Tempo de Escolaridade Prolongado.



No ano 2000/2001 passámos a integrar a Rede Concelhia de Bibliotecas.
A Câmara Municipal de Almada realizou as obras de melhoramento na sala, forneceu o mobiliário, mais equipamentos e acervo adquirido com base na proposta da escola.







Hoje, em 2002/2003, neste espaço existem:



- Livros infantis e outros - para ler, pesquisar e informar;
- Televisor e DVD - para visionamento de vídeos e DVD's;
- CD’s de música que são o encanto das crianças;
- Um espaço para a hora do conto - colorido e atractivo;
- Computadores para jogar, consultar CD-ROM ou DVD's, fazer trabalhos ou escrever cartas aos amigos, enviar mail’s, fazer pesquisas na Internet e construírem e enriquecerem a página da nossa Escola.



Procurou-se articular as dinâmicas já iniciadas com novas experiências pedagógicas, produto da formação adquirida nesta área.



A dinâmica da nossa Biblioteca passa por três pontos que consideramos essenciais e que a seguir se descrevem:


- Todas as turmas se deslocam semanalmente, uma hora, à BE/CRE acompanhados pelo respectivo professor titular da turma, de acordo com um horário acordado previamente.



- As actividades desenvolvidas são programadas de acordo com o ano de escolaridade, com os temas tratados na sala de aula e ainda com os objectivos do Projecto Curricular de Turma e o Projecto Educativo de Escola.



- A requisição de livros é feita diariamente. Cada criança possui um cartão de "Amigo da Biblioteca".



A Biblioteca, também espaço lúdico e cultural, teria outro dinamismo e talvez ainda melhores resultados se, para além do horário em vigor, estivesse aberta durante os períodos de recreio da escola. No entanto, este horário de funcionamento não pôde ser posto em prática por falta de recursos humanos.




Todo o nosso acervo reflecte a inocência e a imaginação próprias das crianças. As crianças identificam-se com os livros recheados de ilustrações fantásticas, maravilhosas e muito imaginativas que os ajudam numa caminhada que queremos amparada, segura, sem hesitações.



É nosso desejo construir uma Biblioteca viva e actuante, um local que "marque" as nossas crianças de uma forma lúdica e positiva, o alicerce, a pedra de toque de umas crianças fantásticas, amantes de saber, no fundo uma biblioteca viva actuante e capaz de cativar todos para o encanto da leitura.



Tentamos cativá-los através da animação de uma história que passa sempre pela leitura dramatizada de um livro. Consideramos que este é o momento mágico, onde todos os envolvidos, professores e alunos, sentem emoções importantes, fundamentais e estruturantes: tristeza, raiva, irritação, bem-estar, medo, alegria, insegurança… Todos se envolvem: emocionam-se, criam, recriam, recordam, vivem as histórias por "dentro" e por "fora"!´



Esta actividade envolve um prazer incalculável a todas as crianças pois que aqui encontram respostas para muitas das suas perguntas, descobrem que as personagens das histórias, cheias de conflitos e enigmas, arranjam soluções para enfrentarem os obstáculos e… “ela”, a criança, aprende a lutar, a resistir, contornar obstáculos e enfrentar com firmeza todos os entraves que lhe cortam o caminho caminhando com passos seguros para o futuro.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Em Janeiro...




Quem não se recorda do conto tradicional: "O Menino Grão de Milho"...???


As nossas crianças gostaram de viajar com as aventuras deste pequenote. Riram bastante com as suas façanhas, souberam recontá-lo e admiraram a escrita de António Torrado.



Temos viajado por ALMADA, com o Projecto: "Dialugares".


Este Projecto, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, tem os seguintes Objectivos:


Estimular o contacto dos cidadãos com os bens culturais da cidade de Almada, através de recursos físicos e digitais;»


Valorizar o conhecimento do “senso comum” e promover estratégias que lhe dêem sentido;»


Desenvolver propostas pedagógicas que promovam o contacto com diferentes linguagens;»


Integrar os códigos específicos das linguagens em propostas pedagógicas que apelem à globalidade das temáticas;»


Facilitar a apreensão de conceitos, promovendo o seu exercicio em diferentes formas de comunicação;»


Desenvolver acções contextualizadas que incentivem uma análise crítica da informação;»


Incentivar experiências formativas que transformem a informação em saber fundamentado.


A Emy e a Sofia têm levado as nossas crianças, a conhecer vários espaços de Almada, como: Museu da Cidade, Casa da Cerca, Parque da Paz, Museu da Cidade e do Sítio...


Elas... as nossas CRIANÇAS, agradecem felizes!

O Projecto DiaLugares na nossa Escola...





O Projecto DiaLugares surgiu da urgência de se implementarem os Objectivos seguintes:

«Estimular o contacto dos cidadãos com os bens culturais da cidade de Almada, através de recursos físicos e digitais;»
«Valorizar o conhecimento do “senso comum” e promover estratégias que lhe dêem sentido;»
«Desenvolver propostas pedagógicas que promovam o contacto com diferentes linguagens;»
«Integrar os códigos específicos das linguagens em propostas pedagógicas que apelem à globalidade das temáticas;»
«Facilitar a apreensão de conceitos, promovendo o seu exercicio em diferentes formas de comunicação;»
«Desenvolver acções contextualizadas que incentivem uma análise crítica da informação;»
«Incentivar experiências formativas que transformem a informação em saber fundamentado.»

Neste momento, trabalhamos em parceria com a Universidade Nova de Lisboa. Estão connosco a Emy e a Sofia que nos têm dado um grande contributo para o interesse e a adesão dos alunos ao DiaLugares.

O Jardim de Infância está entusiasmado e bastante receptivo com estas actividades.