Em Dezembro...
Em época Natalícia fomos buscar dois contos do escritor dinamarquês HANS CHRISTIAN ANDERSEN: "O Aleijadinho" e "A vendedeira de fósforos".
«Nestes contos, o escritor trata com a mais rica variação em sentimentos e disposições de espírito, da dor mais profunda à felicidade conquistada, com sátira e compaixão, com um espectro de humor grotesco, verdadeiro ou deformado e com um olhar seguro e muitas vezes crítico para o grande e pequeno. Sucede isto com uma variação linguítica sem igual, da ênfase comovente às pequenas bizarrias de todos os dias; não extrardinariamente mantém a arte num pequeno impulso para o uso comum da palavra, que dá à palavra e aos contextos nova vida.
E por detrás de tudo encontra-se uma personalidade de escritor natural, que não buscará aqui apoio em fórmulas: o rapaz pobre, o espírito do escritor rico e rico em contrastes que, com a ascensão social, ganhou amizades e reputação internacional, ficou só e teve de lutar por tudo o que obteve, e buscou suplantar o que ele necessariamente quis sentir ou lembrar.» - Erik Dal